Carta
– Winckler, M. (2019). L’Ecole des soignantes. Paris : P.O.L (pp. 145 – 147)
1. Eu, o paciente, eu sou igual a ti. Eu escolho-te como meu prestador de cuidados de saúde.
2. Tu usarás os teus conhecimentos, as tuas competências, a tua inteligência e tua humanidade para me fornecer os melhores cuidados físicos, morais e emocionais. Tu deverás esforçar-te, em todos os momentos, para não me prejudicar.
3. Tu vais respeitar-me como pessoa em todas as minhas dimensões: idade, género, origem, estatuto social e legal, cultura, valores, crenças, práticas e preferências.
4. Tu serás confidente e testemunha dos meus apelos, receios e esperanças, que nunca ignorarás, rejeitarás, distorcerás ou divulgarás sem o meu conhecimento. Não usarás os meus segredos para teu proveito, nem os usarás contra mim. Não me submeterás a interrogatórios inquisitivos; tu nunca me silenciarás.
5. Tu partilharás comigo, sem reservas nem brutalidade, todas as informações de que necessito para compreender o que me está a acontecer e vais ajudar-me a enfrentar tudo o que ainda poderá vir a ocorrer. Tu responderás a todas as minhas questões com paciência, precisão, clareza, sinceridade e sem qualquer restrição. Tu nunca recusarás a responder-me e nunca me deixarás com dúvidas; não me mentirás. Tu não deturparás as tuas competências e aptidões.
6. Tu nunca usarás ameaça, chantagem, desprezo, manipulação, censura, culpa, vergonha ou sedução para limitar a minha autonomia. Tu nunca me enganarás ou abusarás de mim, nem o farás com pessoas que me são próximas.
7. Tu vais ficar do meu lado quando eu estiver doente, e ajudar-me-ás quando alguém se quiser aproveitar da minha condição. Serás o meu defensor, o meu intérprete e o meu advogado. Falarás em meu nome se eu pedir, mas nunca em meu lugar.
8. Tu respeitarás e implementarás as leis que me protegem; tu vais lutar comigo contra todas as injustiças, que me impeçam ou comprometamo meu livre acesso aos cuidados de saúde. Tu vais atualizar o teu conhecimento científico e manter-te informado sobre como aumentar a autonomia na saúde; tu denunciarás o obscurantismo e vais proteger-me de todos aqueles que procuram obter proveitos.
9. Tu respeitarás todos os meus profissionais de saúde de igual forma e trabalharás com eles, seja qual for a sua posição, formação ou prática. Tu defenderás dignas condições de trabalho para ti e para os outros prestadores de cuidados de saúde.
10. Tu vais cuidar da tua própria saúde. Deverás descansar e fazer todas as pausas que tens direito. Tu protegerás a tua liberdade de pensamento e nunca te venderás.